1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Pragas de insetos
  5. Ácaros

Características

Ácaros

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Árvore-guarda-chuva, costela-de-adão, filodendro, catos, ficus, malva-rosa, margarida, crisântemo, cravo, prímula, orquídea e amor-perfeito
Symptoms:
manchas branco-amareladas, queda de folhas, casulos nas bainhas das folhas
Appearance:
0,2-0,5 mm de tamanho, amarelados a avermelhados

Período de infestação

Descripción

Ácaros

Os ácaros pertencem à classe dos aracnídeos. Aparecem manchas branco-amareladas nas folhas e, se a praga for intensa, as folhas assumem uma cor pálida. De início, poderá encontrar casulos finos nas bainhas das folhas, mas mais tarde, se a praga for intensa, estes casulos podem estender-se à folhas ou mesmo a rebentos inteiros. Os ácaros medem entre 0,2 e 0,5 mm, são amarelados a avermelhados e muito difíceis de ver a olho nu. Eles costumam ficar no lado inferior das folhas. Eles retiram nutrientes à planta e enfraquecem-na com a sua atividade sugadora. Em consequência disso, as folhas secam e acabam por cair mais tarde. Os ácaros atacam sobretudo as roseiras nos anos secos e quentes a partir de meados de maio. O alvo preferido são roseiras com falta de nutrientes ou que tenham um substrato com azoto em excesso. No caso das plantas de varanda e de interior, um ataque pode surgir a qualquer altura do ano. Se os ácaros encontrarem as condições ideais, podem reproduzir-se em massa no prazo de 12 a 20 dias.

Control

Assim pode combater os ácaros

Se a praga não for intensa, poderá simplesmente dar um duche minucioso à planta para os retirar. Se a praga for intensa, deve retirar as folhas afetadas e pulverizar a planta o mais depressa possível com um inseticida. Pulverize a planta de todos os lados de forma homogénea. Há que tratar sobretudo o lado inferior das folhas. Deverá retirar eventuais folhas e ervas daninhas ao redor das roseiras. O tratamento deve ser repetido para apanhar também os ácaros jovens acabados de nascer.

Partilhar