compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Relvado
  5. Plantar e cuidar
  6. Cortar a relva: as melhores dicas

Cuidar da relva

Cortar a relva: as melhores dicas para um relvado saudável

Um relvado intensamente verde e acabado de cortar não dá apenas um aspeto fabuloso ao seu jardim - o corte regular da relva é uma das medidas de cuidado da relva mais importantes. A relva cria ramificações graças ao corte repetido e começa a crescer também para os lados, o que torna o relvado mais denso e mais resistente contra musgo e ervas daninhas.

Quando e com que frequência deve cortar o seu relvado

Regra geral, recomendamos um corte por semana durante a época de crescimento entre março e outubro. Durante a altura do pico de crescimento entre maio e junho, poderá mesmo cortar com mais frequência. A frequência de corte ideal para o seu relvado depende também do tipo de relva e das sementes: os relvados ornamentais ou destinados à utilização, precisam de um corte mais frequente e, conforme a variedade, a idade e a quantidade das sementes, a relva poderá crescer a ritmos diferentes. Se as temperaturas forem amenas, pode cortar a relva a qualquer altura do dia. Se o tempo for no entanto quente e seco, será melhor esperar até ao fim do dia para cortar a relva, visto que o corte ao meio dia, com maior exposição solar, iria representar um stress muito grande para o relvado. O solo poderia secar rapidamente após o corte e a relva queimar facilmente, pois fica especialmente sensível após o corte.

compo image

A altura ideal da relva

Os relvados comuns destinados à utilização são cortados a um comprimento de 4-5 cm, já para um relvado que se encontra na sombra aconselha-se um comprimento de cerca de 6 cm. Evite cortar a relva demasiado curta, pois isso atrasa o crescimento dos novos rebentos e pode deixar falhas que são facilmente ocupadas por ervas daninhas. Guie-se por esta regra: corte a relva por forma a reduzir a sua altura de crescimento atual em apenas um terço. Se for de férias no verão durante um par de semanas, não deve cortar a relva de forma radical assim que voltar. Opte antes por cortar um relvado demasiado alto em vários passos - deixando alguns dias entre cada corte - para que volte a ter a altura ideal. Nos meses quentes do verão, é aconselhável deixar o relvado um pouco mais alto. Assim, a relva mais alta faz com que o solo fique mais na sombra, o que ajuda por sua vez a poupar as reservas de água do solo.

Como obter o melhor corte de relva

Lâminas bem afiadas são um requisito importante para conseguir um corte preciso. O mais tardar quando a relva começa a ficar com as pontas desfiadas e com uma coloração cinzenta ou bege, deve afiar as lâminas do seu corta-relvas. Corte a relva apenas com tempo seco e quando o solo não estiver molhado, para evitar que a relva seja danificada mais do que o inevitável. Os caules da relva colam-se uns aos outros quando há demasiada humidade, o que torna impossível realizar um corte limpo e uniforme. Recorra a delimitações feitas com pedras de calçada ou perfil metálico para obter bordas precisas. Em alternativa, pode endireitar e afinar as bordas com um aparador de relva ou uma tesoura de jardinagem elétrica.

Depois de cortar a relva: o que fazer com as aparas?

A relva cortada deve ser retirada do relvado depois do corte , porque decompõe-se muito lentamente e contribui para a criação de relva feltrada. Mas a relva cortada não é lixo: as aparas de relva podem contribuir para um composto valioso, se as deixar secar e depois misturar com lascas de madeira numa proporção de 2:1. Relva cortada seca é também muito útil como material de cobertura do solo para canteiros de plantas perenes ou para a horta, e até mesmo o relvado em si, como proteção contra o frio. Existem corta-relvas com uma função especial de trituração da relva logo após o corte e que deixam a relva triturada diretamente em cima do relvado.

compo image

Devo fertilizar o relvado após o corte?

A desvantagem de cortar a relva e retirar as aparas de relva consiste no facto de se estar a retirar nutrientes de forma contínua. Mas é sobretudo após o corte que o relvado precisa de muito azoto, fósforo, potássio, magnésio, ferro e oligoelementos para poder crescer. Se tal não acontecer, o relvado torna-se menos verde e deixa de crescer tão bem. Poderá equilibrar isso com uma fertilização adequada. Após o corte, espere um a dois dias para aplicar o fertilizante. Essa pausa é importante para que as feridas da relva se possam fechar.

Partilhar